quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lares temporários: uma ajuda preciosa para cães e gatos em Atibaia




O trabalho em defesa dos animais, principalmente para proteger e amparar animais abandonados, doentes ou maltratados, tem crescido de maneira expressiva em Atibaia nos últimos anos. Um dos seus principais focos, mantido pela ONG Ajudajudar, é a castração de cães e gatos abandonados, nascidos nas ruas ou cujos proprietários não têm condições financeiras para providenciar a cirurgia. Graças à parceria com uma série de médicos veterinários que apoiam esse programa e praticam esse procedimento a baixo custo, tem sido possível castrar um número expressivo de animais. Em 2012, por exemplo, foram 393 cães e gatos castrados, o que representa uma redução importante do número de futuros filhotes que já nasceriam no abandono ou em condições precárias de vida.

Mas, além da castração, muitos animais precisam contar com um abrigo temporário para a fase de recuperação da cirurgia ou mesmo enquanto aguardam pela adoção. Manter esses cães e gatos em abrigos permanentes (públicos ou particulares) não é a melhor alternativa, na visão da Ajudajudar, uma vez que esses ambientes representam alto custo de manutenção e nem sempre podem oferecer as condições adequadas de vida aos animais.

A saída mais prática e realista tem sido o trabalho da equipe de voluntários e protetores para encaminhar cães e gatos para castração e adoção. Nesse sentido, é essencial contar também com lares temporários, casas que irão hospedá-los apenas por algum tempo. Pessoas que tenham condições para abrigar um, dois ou mais cães ou gatos temporariamente são uma ajuda preciosa para o sucesso do resgate, castração e adoção.


Cuca Barreto - jornalista e voluntária da Ajudajudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário